Festival 2013

VI FESTIVAL DE CINEMA DA LAPA - 2013

"Aberto festival de Cinema da Lapa
Programação é gratuita e continua até sábado dia 09/11/13
Aberto na noite de quarta-feira, o 6° Festival de Cinema da Lapa – Filmes de Época. A solenidade de abertura, com entrega da Comenda do Tropeiro ao presidente da Fecomércio, Darci Piana."

"Em uma tenda armada em frente ao Theatro São João estão sendo exibidos os curtas, documentários e filmes infantis. Os filmes da Mostra Competitiva são apresentados no Theatro São João. Disputam o Troféu Tropeiro os filmes “Somos Tão Jovens”, “Cara ou Coroa”, “Flores Raras” e “Corações Sujos”.

A organização do Festival oferece transporte gratuito para o encerramento do Festival, saindo da Praça Santos Andrade (em frente ao Teatro Guaíra), em Curitiba, no sábado (9), às 14h30, retornando da Lapa por volta das 23h.

O 6° Festival de Cinema da Lapa – Filmes de Época é organizado pelo Instituto Histórico e Cultural da Lapa com patrocínio da Itaipu Binacional, Fecomércio, Caminhos do Paraná e Bosch. O evento tem o apoio da Prefeitura da Lapa, Faculdade de Artes do Paraná, SPA Lapinha e Instituto Borges da Silveira. A produção e a curadoria são de Solange Stecz. Fotos de Kristyan Romankiu e Ana Taborda.

- os atores Sérgio Dalcin e Alana Ferri, a prefeita de Lapa, Leila Klenk, e a presidente do Instituto Histórico e Cultural da Lapa, Maria Inês Borges da Silveira
foto de Kristyan Romankiu
- o presidente da Fecomércio, Darci Piana, e a presidente do IHCL, Maria Inês Borges da Silveira com a Comenda do Tropeiro
foto de Kristyan Romankiu
- os atores Sérgio Dalcin e Alana Ferri
foto de Kristyan Romankiu
os atores com Valéria Borges da Silveira
foto de Ana Taborda

**************

Artistas movimentam a Lapa
Vários atores e diretores estão na Lapa para participar do 6° Festival de Cinema da Lapa – Filmes de Época, que acontece até este sábado (9). Toda a programação da exibição de filmes - infantil, curtas, longas e documentários - é gratuita.
Veja quem está no festival:
o cineasta Beto Carminatti, membro do júri técnico do Festival da Lapa, e a atriz Andrea Tedesco, do filme CARA OU COROA, de Ugo Giorgetti, que concorre na Mostra Competitiva

A empresária Valéria Borges da Silveira, e o ator e cantor Sérgio Dalcin (do filme Somos Todos Tão Jovens)

cineasta Fernando Severo e o ator Emilio de Mello, do filme CARA OU COROA, de Ugo Giorgetti, que também está na Mostra Competitiva

alunos assistem a mostra de filmes infantis, no Theatro São João

(fotos Kristyan Romakiu)
********


Como foi a programação Completa:
6° Festival de Cinema da Lapa – Filmes de Época
De 6 a 9 de novembro, a cidade histórica da Lapa, a 64 quilômetros de Curitiba, recebe o 6° Festival de Cinema da Lapa – Filmes de Época. Serão exibidos quatro longas na Mostra Competitiva, além de filmes infantis, documentários, curtas feitos por alunos de cinema da Faculdade de Artes do Paraná e do Centro Europeu, produções da Associação de Cinema e Vídeo do Paraná, retrospectiva da empresa paranaense Tigre Filmes e produções ambientadas na Lapa (ver grade abaixo). Disputam o Troféu Tropeiro os filmes “Somos Tão Jovens”, “Cara ou Coroa”, “Flores Raras” e “Corações Sujos”.

Toda a programação é gratuita e acontecerá na Praça General Carneiro e no Theatro São João. A organização do Festival oferecerá transporte gratuito para a abertura e encerramento do Festival,  saindo da Praça Santos Andrade (em frente ao Teatro Guaíra), em Curitiba, nos dias 6 às 17h, e no sábado 9 às 14h30, retornando da Lapa por volta das 23h.

O 6° Festival de Cinema da Lapa – Filmes de Época é organizado pelo Instituto Histórico e Cultural da Lapa com patrocínio da Itaipu Binacional, Fecomércio, Caminhos do Paraná e Bosch. O evento tem o apoio da Prefeitura da Lapa, Faculdade de Artes do Paraná, SPA Lapinha e Instituto Borges da Silveira.

A coordenadora do Festival, Maria Inês Borges da Silveira, lembra que a Lapa tem grande importância na história do Paraná e que o casario bem conservado serve de cenário para muitos filmes. “A Lapa é o local perfeito para um festival como este porque a história está viva nas ruas e casas seculares. É também uma forma de divulgar a cidade histórica para outras regiões do país”.

Sobre a repercussão do Festival, ela lembra que a cada ano a programação cresce e novas atividades são incorporadas, sempre com a participação da população local.

“Estamos aprimorando o Festival. Antes havia exibições apenas de curtas e longas e para esta edição foram feitas oficinas e exibições itinerantes em datas anteriores ao início do Festival. Foi um avanço importante”.

A produção e a curadoria do 6° Festival de Cinema da Lapa – Filmes de Época são de Solange Stecz.

Agenda:
Na quarta-feira (6), às 19h, na Praça General Carneiro, acontecerá a entrega da Comenda do Tropeiro ao presidente da Fecomércio (Sesc/Senac), Darci Piana, dentro da programação do evento.

Às 20h será a abertura oficial do Festival com a presença do diretor Antonio Carlos da Fontoura e do ator Sérgio Dalcin, ambos do filme de abertura, “Somos Tão Jovens”, que conta a história de Renato Russo e o surgimento da banda Legião Urbana. Ainda na tenda armada na Praça, será exibido o curta-metragem produzido por alunos das oficinas de cinema que antecederam o Festival.

Após a cerimônia solene, o público será convidado a seguir até o Theatro São João onde haverá a apresentação do primeiro filme da Mostra Competitiva. No sábado, último dia do evento, acontecerá a premiação com o Troféu Tropeiro dos vencedores da Mostra Competitiva. Serão premiados o melhor filme, direção de arte, cenografia, maquiagem, figurino, ator, atriz e o prêmio especial do júri. O produtor audiovisual Tiomkim, o cineasta Beto Carminatti e a escritora Ieda Janz Woitowicz são os integrantes do júri técnico do Festival.

Em edições anteriores esse prêmio foi recebido pelos atores Paulo Betti, Letícia Sabatella, Ary Fontoura, Alexandre Nero, Luis Mello e Leona Cavalli. Nesta edição o Festival homenageia o ator Jackson Antunes com o Troféu Tropeiro pela sua destacada carreira no cinema e na televisão. Após as premiações, haverá show de encerramento com o grupo Jump Jazz.

Estão confirmados também para o festival os atores globais Emilio de Mello (Cordel Encantado, Lado a Lado), Alana Ferri (Malhação), Sérgio Dalcin, (Somos Tão Jovens) e membros do elenco dos filmes em exibição, como Andrea Tedesco e Cristiana Britto.  Os produtores Salete Machado e Talício Sirino, da Tigre Filmes, também recebem o Troféu Tropeiro como reconhecimento ao seu importante trabalho na realização e exibição de filmes paranaenses no Brasil e no exterior.





Programação
QUARTA-FEIRA 06/11
Praça General Carneiro:
19:00 h - Entrega da Comenda do Tropeiro 

20:00 h- Abertura do Festival – Filmes da Oficina Cinema na Lapa da FAP/Unespar

Theatro São João:
21h - Mostra Competitiva
“Somos Tão Jovens” - direção de Antonio Carlos da Fontoura / classificação 14 anos
A emocionante e desafiadora história da transformação de Renato Manfredini Jr. no mito Renato Russo, revelando como um rapaz de Brasília, no final da ditadura, criou a banda Legião Urbana e canções que são verdadeiros hinos da juventude urbana dos anos 80 que continuam a ser cultuadas geração após geração por uma crescente legião de jovens fãs.


QUINTA-FEIRA 07/11
Theatro São João:
14:00h: Filmes Infanto-juvenis
Mostra da produtora Oger Sepol:
- Desenhos de uma história (direção de Diego Lopes e Cláudio Bitencourt)
- O menino quadradinho (direção de Diego Lopes)
- O retrato da lua (direção de Diego Lopes e Cláudio Bitencourt)
- O rio e eu (direção de Diego Lopes e Cláudio Bitencourt)

16:00h: Mostra Universitária
Filmes dos alunos do Curso de Cinema da FAP/Unespar:
- Casting, de Danilo Custódio
- Estagnar, de Angélica Silveira Baldo
- Geringonça no Fest Malta, de Angelo Bissacotti Brum
- Rosas do Perplexo Mortífero, de Yuri Martins
- Tô na rua!, de Alexandre Magno, Guilherme Mir, Isabele Orengo, Iveraldo Machado e Lucas Kosinski
- Sementes Crioulas, de Pedro Doinel
- Elevador, de Angélica Silveira Baldo

18:00h:
Retrospectiva Tigre Filmes e Jackson Antunes
Curitiba Zero Grau – direção de Elói Pires Ferreira


Praça General Carneiro:
20:00h:
- CineJornal (resumo do que acontece diariamente no festival de cinema)
- Mostra Filmados na Lapa
Negociando com a felicidade, de Luigi de Franceschi / 25 min. – 2013
Pietro, um imigrante da Itália, chega com sua família a Curitiba, em 1879. Ele traz na bagagem o sonho de construir a vida em solo brasileiro. Ao descobrir que donos de terreno negociam terras com colonos italianos, Pietro conhece Felicidade Borges, a dona de terras mais importante da região. Porém, Felicidade Borges é uma negociadora muito habilidosa. A partir disso, Pietro terá que usar inteligência, simpatia e a ajuda de vinhos para conseguir negociar com a felicidade.
Estreia nacional.

Theatro São João:
21:00h:
Mostra Competitiva
“Cara ou Coroa” - direção de Ugo Giorgetti - classificação: 12 anos
São Paulo, inverno de 1971. João Pedro é um diretor de teatro que está bastante atarefado com os ensaios para uma nova peça. Paralelamente, Getúlio e a namorada Lilian, ambos idealistas, decidem colaborar com a resistência à ditadura militar, abrigando dois fugitivos. Eles decidem escondê-los na casa do avô de Lilian, um militar da reserva.


SEXTA-FEIRA 08/11
Theatro São João:
14:00h: Filmes Infanto-juvenis
Mostra Oger Sepol (reprise):
Desenhos de uma história, O menino quadradinho, O retrato da lua, O rio e eu

16:00h: Mostra Universitária
Filmes dos alunos do Curso de Cinema da FAP
- Com amor, Fleury, de Guilherme Daldin
- Ele-retrato da biscate, de Christopher Pallú
- Tá filmando, porra!, de Danilo Custódio
- Trans, além de, de João Santan
- Coração Solitário, direção de César Felipe Pereira

18:00h:
Retrospectiva Tigre Filmes e Jackson Antunes
Carreras – direção de Salete Machado (presença da diretora apresentando a sessão)

Praça General Carneiro
20:00h:
Cine Jornal
Entrega do Troféu Tropeiro para Salete Machado e Talício Sirino, da Tigre Filmes
Mostra Filmados na Lapa
Uns Braços – direção de Luciano Coelho / 20m – 2013 / Classificação Livre
Nos anos 50, o garoto Inácio é levado do interior para a cidade grande para trabalhar como aprendiz do meticuloso Senhor Borges. O descontentamento do rapaz com a mudança acaba quando ele se depara com dona Severina, esposa de Borges, e fica fascinado por seus braços. Durante a rotina de trabalho ele sonha com os braços de Severina, sem perceber que seu fascínio pode ter alguma reciprocidade.

21:00h:
Theatro São João
Mostra Competitiva
“Flores Raras” - direção de Bruno Barreto – classificação 14 anos
A história de amor entre Elisabeth Bishop (poeta americana vencedora do Prêmio Pulitzer em 1956) e Lota de Macedo Soares (arquiteta carioca que idealizou e supervisionou a construção do Parque do Flamengo). Ambientado no Brasil dos anos 50 e 60, quando a Bossa Nova explodia e Brasília era construída e inaugurada, o longa acompanha a história dessas duas grandes mulheres e suas trajetórias inversas.


SÁBADO 09/11
Theatro São João:
10:00h:
Retrospectiva Tigre Filmes e Jackson Antunes
Minisséries feitas para o programa Casos e Causos da Revista RPC
Operação Rapina - direção de Elói Pires Ferreira
Operação Paraguai - direção de Elói Pires Ferreira

11:00h:
Mostra do Curso de Cinema do Centro Europeu
Exibição de Videoclipes e filmes para Mídias Digitais
-  On The Way - "Nossa História Não Termina Assim", direção de Caliandra Costa e co-direção de Alexandre Nóbrega
- Canicule - "Last Stop For La Rambla" , direção de Fernando Moreira
- Alienação Afrofuturista feat. Fresh Poulp Souk System - "Cultura Raiz, Semente Digital", direção de Angélica Rodrigues
- Os Incríveis Surrealistas de Meia Pataca - "Ana", direção de Ana Rivelles
- Ana Larousse - "Teresinha", direção de Rômulo Zanotto
- Clailton Black-C e Nega Clau - "Cadê o Amor?", direção de Alexandre Irala
- Os Vulcanióticos - "Tudo é Possível", direção de Susanna Brolhani
- Arte Ataca - "Maitê", direção de Maithe Lima
- Os Milagrosos Decompositores - "Assédio", direção de Cecília Velloso
- "Compartilhe Ou Só Olhe" - direção de Gabriela Telles
- "Baby Doll" - direção de Sabrina Bertollini
- "Um Minuto Antes do Fim"- direção de Cecília Velloso
- "O Pipoqueiro Solitário"- direção de Rodrigo Baptista
- "Felicidade Plena" - direção Rudy Barros
- "O Vôo" - direção de Leonardo Ferraz
- "Problema Seu" - direção de Lívia Velloso
- "Batata Sorriso" - direção de Lucas Carvalho
- "Branca de Neve Sem Frescuras" - direção de Ana Rivelles
Classificação indicativa: 12 anos

14:00h:
Mostra AVEC
- Maria, de Moacir David - ficção 25 min.
- Center of the universe, de Dago Shelin - ficção - 6 min
- Nocaute, de Bruno Costa - documentário - 8 min
- Na Minha Cola, de Arnaldo Silveira – ficção – 13 minutos
- João Baptista da Luz dos Pinhais, de Estevan Silveira, de – documentário – 85 minutos

16:30h
Retrospectiva Tigre Filmes e Jackson Antunes
A Tímida Luz de Velas das Últimas Esperanças, direção de Jackson Antunes e co-direção de Salete Machado (presença dos diretores e da atriz protagonista Cristiana Britto)

18:30h:
Mostra Competitiva
“Corações Sujos” - direção de Vicente Amorim - classificação: 14 anos
Ao final da Segunda Guerra Mundial, um grupo de imigrantes japoneses que morava no interior de São Paulo e não acreditava na derrota do Japão, punia com a morte os chamados corações sujos, os japoneses que aceitavam a derrota.

Praça General Carneiro
20:30h:
Cine Jornal  e Premiação da Mostra Competitiva
Entrega do Troféu Tropeiro para Jackson Antunes
Show de encerramento com o grupo Jump Jazz."

Reportagem de Mada Pereira | jornalista