Festival 2014

VII FESTIVAL DE CINEMA DA LAPA

http://testeibs.blogspot.com.br/p/historico.html
Aconteceu de 25 a 29 de novembro no Theatro São João
 
Foram entregues no sábado (29/12) os prêmios aos vencedores do VII Festival de Cinema da Lapa, no Paraná. O grande vencedor foi o drama de guerra A Estrada 47, que levou nada menos que sete das doze estatuetas oferecidas pelo evento: Trilha Sonora, Montagem, Fotografia, Ator Coadjuvante (Francisco Gaspar), Roteiro (Vicente Ferraz), Direção (também de Vicente Ferraz) e Melhor Filme.

Os demais filmes premiados foram:

Melhor Atriz Coadjuvante: Giovanna Rispoli em O Menino no Espelho.

Melhor Atriz: Regiane Alves em Isolados.

Melhor Ator: Julio Andrade em Não Pare na Pista – A Melhor História de Paulo Coelho.

Melhor Som: Jorge Saldanha em Isolados.

Melhor Direção de Arte: Oswaldo Lioi por O Menino no Espelho.

Na foto de Ana Taborda, Assessora de Comunicação do Instituto Histórico e Cultural da Lapa, parte da equipe de A Estrada 47 comemora o recebimentos dos sete Troféus Tropeiro vencidos pelo filme.


Texto de Celso Sabadin do site  www.planetatela.com.br


Confira a programação resumida aqui:
25 de novembro de 2014
O Primeiro dia aconteceu com a Abertura da exposição: "Lapa de Outrora" Fotos de Guilherme Glück com curadoria de Waltrauld Sekula na Pousada Tropeira



Logo após teve inicio a programação no Theatro Sçao João com estreias de Documentários produzidos pelas Oficinas do Projeto Cinema na Lapa, realizado em parceria pelo Instituto Histórico e Cultural da Lapa e a FAP/UNESPAR.
Videoclipe "Playing for Lapa - Corajosa Natureza" de Alex Calderari
Curta "A Todos Que Fazem Nossa História", de Leandro Cordeiro
Estreia nacional:
"Entre fotografias e tinteiros..." de Ederson Prestes Santos Lima e Maurício Baggio





O show com o cantor Leo Fressato e convidados. 
Leo Fressato é compositor e cantor do maior sucesso recente da história musical do Paraná. O videoclipe da música “Oração”, interpretada pela Banda Mais Bonita da Cidade, atingiu mais de 14 milhões de visualizações no Youtube e projetou seu nome nacionalmente. Neste pocket-show de abertura do Festival, o músico apresentou esta e outras canções de sua autoria que alcançaram o sucesso na voz de outros cantores, dividindo o palco com a cantora Ana Larousse e o músico Henrique Meyer. 



Após aconteceu um coquetel jardim da Biblioteca Publica da Lapa com artistas, equipe do festival e convidados.


26 de novembro de 2014
O segundo dia começou bem com a exibição de filmes para crianças na Mostra "Catapultas e Carrapatos" e "Banda dos Bichos Supermaluquinhos",séries de animação de Almir Correia. o Theatro ficou lotado de crianças...





Aconteceu após a Mostra Casos e Causos com filmes produzidos pela RPCTV (afiliada da Rede Globo no Paraná) para a série “Casos e Causos”, exibida na Revista RPC. Com os filmes: "O Tamanho do Mundo", de Marcus Werneck; "A Equação do Amor", de Fábio Allon; "O Homem de Lugar Nenhum", de Lincoln Barela; “O Balé da Chuva”, de Henrique Faria; "O Meu Grande Companheiro", de David Barbosa.

Show com Jared e Pilo no palco da Praça General Carneiro.

No Theatro São João  houve a entrega do Diploma de Mérito para o cineasta Almir Correia pelo destaque nacional e internacional em cinema de animação. 



Mostra Hors Concours - Curtas-metragens paranaenses: "Menina Lua Menino Lua" de Almir Correia e "Valentino", de Cassiana Maranha.

A Mostra Competitiva iniciou com o filme " A Estrada 47" direção de Vicente Ferraz e contou com a participação do diretor, sua esposa Isabel Martinez e os atores do filme Thogun e Francisco Gaspar.

Para fechar a noite o jantar foi no restaurante O Casarão.

27 de novembro de 2014

Inicia o terceiro dia do Festival no Theatro São João com a Mostra "O Quadro",Filmes da produtora “O Quadro”, que tem se destacado pela qualidade de sua produção diversificada, com ênfase no cinema infanto-juvenil. Houve a exibição dos filmes: "Garoto Barba" de Christopher Faust; "Memórias do meu Tio" de Alexandre Rafael Garcia e "Meu Amigo Virtual" de Christopher Faust. 





Oficina “A Formação da Cultura Caipira e o sucesso de Mazzaropi”, ministrada pelo crítico Celso Sabadin Parte 1 


Mostra "Memória Cinefap" Filmes premiados produzidos por alunos do Curso de Cinema e Video da FAP/UNESPAR.
"[colorado esporte cluBE]" de Fábio Allon
"Com as próprias mãos" de Aly Muritiba
"O Muro" de Diego Florentino
"Pastoreio" de Alexandre Garcia, documentário
"Mantegna" de Melo Viana, experimental
"Decisão Real" de André Senna, ficção
"Vó Maria" de Tomás von der Osten
"Monique ao Sol" de Wellington Sari
"Festa no Apartamento da Suzana" de Christopher Faust
"Autoridade" de Danilo Daher


Palco da Praça General Carneiro aconteceu o show com Renatinho Metralhas Beatles Again - Clássicos 60 e 70 
Theatro São João - Entrega do Troféu Tropeiro a Guilherme Weber. Um dos atores brasileiros mais importantes da atualidade, o paranaense Guilherme Weber é homenageado pelo Festival por seus vinte anos de carreira no teatro, no cinema e na televisão.



Mostra Hors Concours - Curtas-metragens paranaenses: "68 Passos", de Bic Rafagnin e Rodrigo Forbeck e "Curitiba: a maior e melhor cidade do mundo" de William Biagioli 

A Mostra Competitiva foi com a exibição do Filme " Não Pare na Pista - A Melhor História de Paulo Coelho"

O Jantar foi no Restaurante Expedito. 
28 de novembro de 2014
O quarto dia começou com delicioso churrasco ao fogo de chão no hotel Tropeiro da Lapa, onde os anfitriões Dr Luiz Carlos e Maria Inês Borges da Silveira receberam no espaço Tropeiro do hotel os artistas e convidados para o almoço




Exibição no Theatro São João Mostra "O Quadro" – Sessão 2
Filmes da produtora “O Quadro”, que tem se destacado pela qualidade de sua produção diversificada, com ênfase no cinema infanto-juvenil. "Surf surf" de Wellington Sari; "Garota Explosiva" de Evandro Scorsin e "Manu Baunilha, Bia Chocolate" de Evandro Scorsin 
Oficina “A Formação da Cultura Caipira e o sucesso de Mazzaropi”, ministrada pelo crítico Celso Sabadin Parte 2 
 
17h-Sessão Especial – estreia no Paraná 
 
 "MAZZAROPI"
Direção: Celso Sabadin
Documentário sobre a vida e a obra de Amácio Mazzaropi, ator, diretor, roteirista e produtor que imortalizou no cinema a figura do caipira brasileiro.

Palco da Praça General Carneiro aconteceu o show Dazantinga - Pop Rock Internacional  


Theatro São João - Mostra Hors Concours - Curtas-metragens paranaenses com "Filme Vencido", de Beto Carminatti 


Mostra Competitiva com o filme "Isolados"

 Após o encerramento foi com o jantar na Pizzaria Angelina, com artistas, equipe do Festival e Convidados
29 de novembro de 2014
Iniciou o ultimo dia de Festival com a Mostra AVEC - Diretoras, Filmes realizados por diretoras integrantes da Associação de Video e Cinema do Paraná. Os filmes exibidos foram: "Olhar Contestado" de Fabianne Balvedi; "Coração Magoado" de Juliana Sanson e "Um Olhar Para a Escuridão" de Cristiane Lemos

Logo após Mostra de Documentários do Curso de Cinema Centro Europeu com os filmes: "UM SÓ MUNDO" Direção de Adriana Czelusniak; "JOSÉ DA CRUZ – O SABIÁ" Direção de Bruno Monteiro; "RECORTES DE UMA VIDA" Direção de Leandro Cordeiro e "O LIUTAIO" Direção de Luigi Oliveira

No final da tarde houve a entrega da premiação da1ª Mostra Portátil de Cinema com Exibição do Concurso de Curtas de Celular. Divulgação de produções de vídeo amador feito com celular e/ou Câmera Digital, que buscou aproveitar talentos criativos. 


Entrega do Diploma de Mérito para a produtora “O Quadro” pela qualidade do trabalho desenvolvido na área da produção infanto-juvenil.
Mostra Hors Concours - Curtas-metragens paranaenses com o filme "Coração Azul", de Wellington Sari 
Na Mostra Competitiva o filme foi " O Menino No Espelho de Direção: Guilherme Fiúza Zenha 

Para encerrar a noite houve a entrega do Diploma de Mérito para as atrizes parananenses Polliana Aleixo e Adriana Birolli ...




Premiação dos filmes que contemplou os seguintes resultados:
O grande vencedor foi o drama de guerra A Estrada 47, que levou nada menos que sete das doze estatuetas oferecidas pelo evento: Trilha Sonora, Montagem, Fotografia, Ator Coadjuvante (Francisco Gaspar), Roteiro (Vicente Ferraz), Direção (também de Vicente Ferraz) e Melhor Filme.

Os demais filmes premiados foram:

Melhor Atriz Coadjuvante: Giovanna Rispoli em O Menino no Espelho.

Melhor Atriz: Regiane Alves em Isolados.

Melhor Ator: Julio Andrade em Não Pare na Pista – A Melhor História de Paulo Coelho.

Melhor Som: Jorge Saldanha em Isolados.

Melhor Direção de Arte: Oswaldo Lioi por O Menino no Espelho.


O coquetel de encerramento foi no restaurante O Casarão com a equipe do Festival de Cinema, atores e convidados.






Oficinas de cinema e Filmes Itinerantes do Mazzaropi




Comenda Tropeiro da Lapa

No dia  13 de setembro de 2014, o Instituto Histórico e Cultural da Lapa realizou a solenidade de entrega da “Comenda Tropeiro da Lapa”, à Suzana Maria Reichert Gorniski, presidente da Associação Comercial e Industrial da Lapa (ACIAL). A homenagem é destinada a pessoas que contribuem com o desenvolvimento local, com trabalho relevante em prol da comunidade e sociedade lapeana.

A ação do Instituto, presidido por Maria Inês Pierin Borges da Silveira, já homenageou diversos empresários em diferentes áreas, entre eles Francisco Cunha Pereira, ex-presidente da RPC TV e da Gazeta do Povo; Dieter Brepol, presidente do Lar Lapeano de Saúde Lapinha SPA; Emanoel Bosch, presidente da empresa Bosch; Alípio Leal, ex-Reitor da UFPR; e Darci Piana, presidente da Fecomércio-PR.

DESTAQUES:

Promovido pelo Instituto Histórico e Cultural da Lapa, presidido por Maria Inês Borges da Silveira, com realização do Ministério da Cultura, o evento é uma das principais celebrações do cinema brasileiro e reúne anualmente grandes referências do cenário audiovisual do país. 

Apresentando diversas mostras especiais, que envolvem, por exemplo, curtas, documentários, filmes infantis e obras desenvolvidas por meio do celular, o Festival de Cinema da Lapa vai exibir gratuitamente mais de 50 filmes. Na programação do festival estão, entre outras, as mostras “Catapultas e Carrapatos" e "Banda dos Bichos Supermaluquinhos", séries de animação de Almir Correia; a exibição de documentários produzidos pelas Oficinas do Projeto Cinema na Lapa; a mostra “Casos e Causos”, com filmes produzidos RPCTV (afiliada da Rede Globo no Paraná); a mostra “AVEC – Diretoras”, com filmes realizados por diretoras integrantes da Associação de Vídeo e Cinema do Paraná; a mostra Hors Concours, com diversos curtas-metragens paranaenses premiados; a mostra "O Quadro", com filmes da produtora “O Quadro”; e mostras com filmes dos cursos de Cinema do Centro Europeu e da FAP/UNESPAR. 

O grande destaque do evento ficará por conta da “Mostra Competitiva”, uma das mais acirradas do país, que vai premiar os grandes nomes do cinema nacional. Concorrem aos prêmios da “Mostra Competitiva” os filmes “Isolados”, de Tomas Portella; “A Estrada 47”, de Vicente Ferraz; “O Menino no Espelho”, de Guilherme Fiúza Zenha; e “Não Pare na Pista – A Melhor História de Paulo Coelho”, de Daniel Augusto. Os atores Bruno Gagliasso (Isolados), Daniel de Oliveira (A Estrada 47) e Mateus Solano (O menino no Espelho) estão na disputa pelo troféu de “Melhor Ator”. Já na categoria “Melhor Atriz”, entre as indicadas está a atriz Regiane Alves, que concorre como protagonista de dois filmes (Isolados e O Menino no Espelho). 

Além das exibições audiovisuais, o Festival de Cinema da Lapa vai oferecer uma oficina especial com o crítico paulista e jornalista Celso Sabadin, que vai abordar em duas etapas o tema “A Formação da Cultura Caipira e o sucesso de Mazzaropi”; e apresentações musicais com artistas da região, que serão realizadas ao ar livre antes das sessões dos filmes. Na programação oficial de shows que serão realizados durante o evento estão nomes de destaque da música paranaense, entre eles Leo Fressato, compositor e interprete da canção “Oração”. 

As exibições oficiais dos filmes do XII Festival de Cinema da Lapa, entre eles os filmes da “Mostra Competitiva”, serão realizadas gratuitamente no histórico Teatro São João (Praça General Carneiro, Nº 1890), um dos mais antigos e importantes endereços da cultura brasileira. O evento conta com patrocínio da Copel e do Caminhos do Paraná; parceria do Governo do Paraná, Prefeitura Municipal da Lapa e Itaipu Binacional; produção da Faculdade de Artes do Paraná (Unespar), Santa Bárbara Produções e Instituto Borges da Silveira; e apoio da Fecomércio - PR, Spa Lapinha, Hotéis Slaviero, Restaurante Expedito, Hotel Tropeiro da Lapa, Morais & Borges Produtora de Eventos, Panificadora Zeni, Geraldo do Valle Decorações e Deck 576.


Confira a programação completa do VII Festival de Cinema da Lapa: 
25/11 (terça)
- 18h30 (Pousada Tropeira): Abertura da exposição "Lapa de Outrora". Fotos de Guilherme Glück com curadoria de Waltrauld Sekula. 

- 20h (Theatro São João): Cerimônia da Abertura do festival. Estreias de documentários produzidos pelas Oficinas do Projeto Cinema na Lapa, realizado em parceria pelo Instituto Histórico e Cultural da Lapa e a FAP/UNESPAR. Exibição do videoclipe "Playing for Lapa - Corajosa Natureza", de Alex Caderari, e do curta "A Todos Que Fazem Nossa História", de Leandro Cordeiro. Estreia nacional do “Entre fotografias e tinteiros...", de Ederson Prestes Santos Lima e Maurício Baggio. Show com o músico Leo Fressato, compositor e interprete do maior sucesso recente da história musical do Paraná: a canção “Oração”, interpretada pela Banda Mais Bonita da Cidade. 
26/11 (quarta) 
- 14h (Theatro São João): Mostra "Catapultas e Carrapatos" e "Banda dos Bichos Supermaluquinhos", séries de animação de Almir Correia. 
- 16h (Theatro São João): Mostra “Casos e Causos”, com filmes produzidos pela RPCTV (afiliada da Rede Globo no Paraná) para a série “Casos e Causos”, exibida na Revista RPC.
- 18h (Palco da Praça General Carneiro): Show com a dupla Jared e Pilo. 
- 20h (Theatro São João): Entrega do Diploma de Mérito para o cineasta Almir Correia pelo destaque nacional e internacional em cinema de animação. Mostra “Hors Concours”, com curtas-metragens paranaenses premiados. Mostra competitiva, com a exibição do filme "A Estrada 37”, de Vicente Ferraz, que conta com a atuação de Daniel de Oliveira, Francisco Gaspar, Júlio Andrade e Thogun. 
27/11 (quinta) 
- 14h (Theatro São João): Mostra "O Quadro" – Sessão 1, com filmes da produtora “O Quadro”, que tem se destacado pela qualidade de sua produção diversificada, com ênfase no cinema infanto-juvenil.
- 15h (Theatro São João): Oficina “A Formação da Cultura Caipira e o sucesso de Mazzaropi”, ministrada pelo crítico Celso Sabadin. 
- 17h (Theatro São João): Mostra "Memória Cinefap", com Filmes premiados produzidos por alunos do Curso de Cinema e Vídeo da FAP/UNESPAR.
- 18h30 (Palco da Praça General Carneiro): Show Renatinho Metralhas Beatles Again - Clássicos 60 e 70. 
- 20h (Theatro São João): Mostra “Hors Concours”, com curtas paranaenses premiados. Mostra competitiva, com a exibição do filme “Não Pare na Pista – A Melhor História de Paulo Coelho”, de Daniel Augusto, interpretado por Júlio Andrade, Fabíula Nascimento e Ravel Andrade. 
28/11 (sexta) 
- 14h (Theatro São João): Mostra "O Quadro" – Sessão 2, com filmes da produtora “O Quadro”, que tem se destacado pela qualidade de sua produção diversificada, com ênfase no cinema infanto-juvenil.

- 15h (Theatro São João): Oficina “A Formação da Cultura Caipira e o sucesso de Mazzaropi”, ministrada pelo crítico Celso Sabadin. 

- 17h (Theatro São João): Estreia no Paraná do documentário “Mazzaropi”, de Celso Sabadin, obra sobre a vida de Amácio Mazzaropi. 

- 18h30 (Palco da Praça General Carneiro): Show com a banda Dazantinga (Pop Rock Internacional). 

- 20h (Theatro São João): Mostra “Hors Concours”, com curtas paranaenses premiados. Mostra competitiva, com a exibição do filme “Isolados”, de Tomas Portella, interpretado por Bruno Gagliasso, Regiane Alves e José Wilker. 
29/11 (sábado) 
- 14h (Theatro São João): Mostra “AVEC - Diretoras”, com filmes realizados por diretoras integrantes da Associação de Vídeo e Cinema do Paraná. 

- 16h (Theatro São João): Mostra de Documentários do Curso de Cinema Centro Europeu. 

- 17h (Theatro São João): Exibição do Concurso de Curtas de Celular. 

- 18h (Theatro São João): Entrega do Diploma de Mérito para a produtora “O Quadro” pela qualidade do trabalho desenvolvido na área da produção infanto-juvenil. Mostra Hors Concours, com curtos paranaenses. Mostra competitiva, com a exibição do filme “O menino no espelho”, de Guilherme Fiúza Zenha, interpretado por Mateus Solano, Regiane Alves e Lino Facioli. 

- 20h30 (Theatro São João): Cerimônia de premiação da Mostra Competitiva. 

Show com a banda Matorrales.